sábado, 27 de novembro de 2010

Vinho Tinto com Carne e Vinho Branco com peixe? ou não?

Um dos momentos em que todos nós mais bebemos vinho é nas refeições. E se essas refeições forem feitas na companhia de amigos e família o prazer de as acompanhar com um bom vinho é superior.

Uma das questões que se coloca quando se escolhe um vinho para uma refeição é se vamos escolher um vinho branco ou um vinho tinto. Muitas vezes essa escolha é inconsciente e se vamos comer carne escolhemos um vinho tinto ou se vamos comer peixe escolhemos um vinho branco.

Será que esta escolha é a mais correta?
Pessoalmente acho que na maior parte das vezes é sim a escolha mais correta, no entanto é preciso ter em conta que carne é que se vai comer, pois muitas vezes uma carne de aves ou mesmo de porco(depende sempre do tempero), poderá ser melhor harmonizada com um vinho Branco, sendo que na escolha de um vinho Branco para este tipo de carne é importante ter em conta se o vinho em causa irá "aguentar" a refeição em causa. Por isso a escolha de Brancos com mais corpo é a mais acertada, inclusive são bons pratos para acompanhar com Brancos que tenham algum tempo de estagio em madeira.

E no caso dos tintos nem sempre devem ser bebidos só com carnes, aliás muitos peixes, principalmente os mais pesados(com mais gordura), e em meu entender o bacalhau deve igualmente ser acompanhado por um bom vinho tinto.

E mesmo entre os tintos nem todos podem ser harmonizados com todo o tipo de carnes, por isso é importante conhecer cada casta de vinho para escolher o melhor vinho tinto para cada refeição. O mesmo se aplica aos vinhos Brancos, pois nem todos os vinhos brancos são bem harmonizados com todos os peixes.


Por isso no blog (clubedevinhos.blogspot.com) irei regularmente colocar as carateristicas de cada casta.

Quando se tratar de vinhos de corte, devemos ter em conta as castas que esse vinho tem para fazer a escolha (felizmente vários produtores já começam a colocar quais os melhores pratos para serem consumidos com o vinho em causa, por isso é importante ler sempre o contra-rotulo para ter mais informações acerca do vinho em causa).


Depois existem também o tipo de consumidores que não gosta de um dos tipos de vinho(ou branco ou tinto) e por isso prefere harmonizar todo o tipo de comida com o tipo de vinho que mais aprecia, pessoalmente acho que o mais importante é tirar prazer do vinho e se alguém prefere vinho tinto e não gosta de branco, não encontro nenhum mal em acompanhar mesmo os pratos de peixes leves com vinho tinto, o importante é mesmo tirar prazer do vinho.

Um comentário:

  1. bom dia
    muito boa a explicacao sobre vinho
    me ajudou muito tirou minhas duvidas
    obrigada

    ResponderExcluir