sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Chardonnay


 Chardonnay


A uva Chardonnay é por muitos considerada a principal no que diz respeito a uvas brancas. São uvas fácil de cultivar, pois se adaptam facilmente a uma grande variedade de solos e climas. Para alem de produzir excelentes vinhos de mesa(ou vinhos finos), também é utilizada na produção de excelentes espumantes. Tem a sua origem em França nas regiões de Champagne e Borgonha e é uma das castas utilizadas na produção dos mais famosos champanhes do mundo.

Em termos de notas aromáticas depende muito se o vinho teve ou não estágio em madeira, pois é uma das castas brancas que está a ser utilizada para fazer vinhos que estagiam em madeira. Se não estagiar em madeira sente-se presença de limão, maça e pêra. Se estagiar pouco tempo em madeira já se poderá encontrar sabores a noz-moscada, flocos de aveia e maçã assada, por outro lado se tiver uma grande presença de madeira já se irá sentir sabores a baunilha, gordura de bacon, bolo de limão e caramelo.

Deve ser servido com peixes leves, carnes brancas e pratos mais simples como saladas. É muito bom para acompanhar frutas e queijos leves.


Nenhum comentário:

Postar um comentário