Enologia

Aqui serão apresentadas informações sobre diversos aspectos ligados ao vinho, desde castas de vinhos a outras informações pertinentes sobre a origem ou fabricação do vinho.


Merlot


As uvas Merlot têm origem em França, na região de Bordéus.
Inicialmente era apenas utilizada para produzir vinhos em conjunto com outras castas (vinhos de corte), no entanto atualmente já são muito utilizadas para produzir varietais.
È uma uva que amadurece cedo e os seus vinhos podem ser consumidos ainda jovens, no entanto também apresentam bom potencial de envelhecimento em garrafa.
Os vinhos Merlot normalmente apresentam uma cor vermelha-escura e são suaves, pois apresentam um teor alcoólico médio.
As principais notas aromáticas que os vinhos Merlot apresentam são, ameixas pretas, amoras, chocolate derretido e frutas vermelhas maduras.
Em termos de gastronomia podem ser harmonizados com carnes de caça e aves e alguns pratos de carne de porco.


Syrah

 

Trata-se de uma casta com origem em França, é também conhecida, principalmente na Austrália como Shiraz.

Produz vinhos escuros, com um elevado grau de álcool. 

É uma casta que para além de produzir bons vinhos varietais, em meu entender é otima para combinar com outras castas, pois envelhece muito bem.

As principais notas aromáticas que esta casta apresenta são sabores a cerejas pretas, amoras, ameixas, pimenta preta, gengibre, violeta, chocolate preto e groselhas negras.

Acompanha muito bem carnes, aves, queijos amarelos, fondues, crepes e soufflés.

 Chardonnay


A uva Chardonnay é por muitos considerada a principal no que diz respeito a uvas brancas. São uvas fácil de cultivar, pois se adaptam facilmente a uma grande variedade de solos e climas. Para alem de produzir excelentes vinhos de mesa(ou vinhos finos), também é utilizada na produção de excelentes espumantes. Tem a sua origem em França nas regiões de Champagne e Borgonha e é uma das castas utilizadas na produção dos mais famosos champanhes do mundo.

Em termos de notas aromáticas depende muito se o vinho teve ou não estágio em madeira, pois é uma das castas brancas que está a ser utilizada para fazer vinhos que estagiam em madeira. Se não estagiar em madeira sente-se presença de limão, maça e pêra. Se estagiar pouco tempo em madeira já se poderá encontrar sabores a noz-moscada, flocos de aveia e maçã assada, por outro lado se tiver uma grande presença de madeira já se irá sentir sabores a baunilha, gordura de bacon, bolo de limão e caramelo.

Deve ser servido com peixes leves, carnes brancas e pratos mais simples como saladas. É muito bom para acompanhar frutas e queijos leves.




Pinot Noir 


Trata-se de uma castas chamadas castas nobres. Tem origem em França, e é utilizada na fabricação dos melhores Champanhes e espumantes do mundo.
Necessita de um clima frio e húmido e um solo com algum teor calcário para atingir a sua plenitude. è uma das uvas de maior dificuldade de cultivo, sendo que uma das razões para isso se deve ao fato de ter uma pele muito fina e frágil.

As notas aromaticas mais presentes nos vinhos com Pinot Noir sao a Framboesa, morango, cerejas e graus de cafe.
Vinhos Pinot Noir acompanham muitíssimo bem todo o tipo de aves, vitela, javali, porco e as carnes vermelhas mais pesadas para alem de queijos.




Cabernet Sauvignon


Trata-se de uma das uvas mais reconhecida internacionalmente. Tem origem em França, na região de Bordéus e surgiu do cruzamento entre as uvas Cabernet Franc e Sauvignon Blanc.

Normalmente produz vinhos densos. É uma uva bastante versátil, adaptando-se bem a vários climas e solos, sendo essa uma das razões para que atualmente encontremos Cabernet Sauvignon em quase todos os países produtores de vinho. 

São uvas de pequena dimensão e pele grossa é muitas vezes misturada com outras uvas de forma a suavizar o paladar final do vinho.

As principais notas aromáticas desta uva(mais visíveis em vinhos varietais), são groselhas negras, cacau, ameixas pretas, amoras, eucalipto, pimenta verde moída, chocolate preto e baunilha.

produz bons vinhos(nomeadamente em vinhos varietais) para serem servidos com carnes vermelhas, strogonoff, soufflés de queijo ou puré de batata