quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Vinhos Varietais ou vinhos de corte?

Uma das questões que qualquer consumidor se coloca no momento de comprar um vinho novo é se deve comprar um vinho varietal das castas mais famosas (como Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Syrah, Merlot, Malbec, etc) ou um vinho de corte (que inclua algumas das castas referidas ou outras).

Pessoalmente gosto mais de vinhos de corte, pois normalmente são mais compostos e mais ricos em paladares. Estes vinhos se bem trabalhados pelo enologo poderão dar-nos um maior leque de sabores.

Claro que bom vinho varietal poderá satisfazer na perfeição uma prova, principalmente quando harmonizado com uma boa refeição. E serve também para que possamos conhecer melhor as caraterísticas de cada uma das castas. Em termos de iniciação á prova de vinhos estes vinhos podem ser um bom inicio. Mas mesmo para quem já tem o habito de consumir vinhos de corte, é sempre um prazer voltar a um bom varietal, principalmente se se tratar de uma casta que se aprecie em especial.

É impossível alguém afirmar que os vinhos de corte são melhores que os varietais ou o contrario, pois em ambos os tipos de vinhos é possível encontrar vinhos de qualidade superior, e quando achamos que o melhor é um determinado tipo, provamos um vinho do outro tipo que nos faz pensar o contrario.

Por isso o meu conselho é que se alterne entre vinhos de corte e vinhos varietais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário