quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Consumo de vinho no Brasil (qual o seu?)



Segundo a maior parte dos dados estatísticos que vêm a público sobre o consumo de vinhos no Brasil apontam para o consumo de cerca de 2 litros por cada Brasileiro.
Encontrei dados estatísticos de um instituto dos E.U.A. que apresentam os consumos per capita de vinho em quase todos os países do mundo e os valores apresentados são ligeiramente abaixo dos 2 litros. e curiosamente entre 2005 e 2008 (2008 é o ultimo ano para o qual apresentam dados) aconteceu uma queda do consumo de vinho no Brasil. Em 2005 o consumo de vinho no Brasil era de 1,98 Litros por cada habitante e em 2008 é de apenas 1,81 Litros por habitante. Este consumo de 1,81 litros faz com que o Brasil apareça no lugar numero 99 no que diz respeito ao consumo per capita de vinho (o estudo engloba vários estados pequenos pelo que é normal que  muitos estados estejam á frente do Brasil .. como são estados tão pequenos alguns com menos de 1000 habitantes basta haver um "bêbado" para que o consumo per capita seja alto)... Mas mesmo assim nota-se que o Brasil apresenta ainda um consumo muito baixo de Vinho.

Segundo outros dados o consumo de vinho está muito focalizado em 7 estados (Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Espírito Santo(, nos restantes o consumo de vinho é quase nulo.


Eu bebo um pouco mais que os 1,81 litros de vinho por ano (é melhor não dizer quantos)... e cada um de voçes sabe quanto bebe de vinho por ano?

Nota:1,81 litros é ligeiramente menos que duas garrafas e meia de 750ML.

3 comentários:

  1. Meu consumo por ano passa dos 3 litros, com certeza.

    ResponderExcluir
  2. Como eu moro na España, tem que ser pelo menos uns 30 litros. Além de bom é mais barato e além disso oferece melhores condiçoes climatológicas, porque realmente o inverno do Brasil é muito curto e no verao, que em teoria poderiamos beber mais branco ou rosé, o melhor é uma cervejinha neh.

    ResponderExcluir
  3. Fui convidado para um almoço e fiquei de levar os vinhos. Qual a média de consumo por pessoa, para determinar quantas garrafas devo levar?

    ResponderExcluir